08 outubro 2014

Tricotilomania... minha triste compulsão.

Oiiii pessoal! Tudo bem?

Hoje venho mais para fazer um desabafo do qua qualquer outra coisa.

Eu não falo muito sobre isso, mas estou me sentindo meio sufocada nesse momento e preciso extravasar!  Que seja escrevendo então! rs

Bem, desde novinha eu "adquiri" uma mania estranha de arrancar meus próprios cílios. Eu parecia aquelas bonecas que só possuem cílios no centro dos olhos, sabe? Os cantos eu arrancava tudo!
Nessa época minha mãe percebeu e começou a chamar minha atenção, então eu parei.

Quando eu tinha uns 12 anos, sofri algumas perdas na minha vida e isso me deu um baque emocional tão grande que tive uma queda grande de cabelo e ficou uma falha horrível no topo da cabeça. Segundo a dermatologista, a queda foi emocional.
Eu fiquei pior ainda, pois meu cabelo sempre foi meu xodó.
Nessa época usei alguns produtos para controlar a queda e também para acelerar o crescimento dos fios.

O problema foi quando vi aqueles fios começarem a crescer. Eles cresciam grossos e eu sempre tive cabelo liso e fino. Aquilo me matava de nervoso! Foi ai que passei a arranca-los. Arrancava, sem dó nem piedade.
E pior que eu gostava de ficar puxando os fios, poderia passar hooooras fazendo isso. Só que a situação foi piorando e eu fui ficando literalmente careca.


Quando eu notava que o cabelo estava ficando muito "ralo", eu partia para um outro canto da cabeça e assim começou a minha compulsão por arrancar os fios. Eu não sabia, mas estava "doente", sofrendo de um TOC. Só fui descobrir isso aaaaaaaaannnnnnnos depois, mais de 10 anos depois.

Todos esses anos, eu mantive a "compulsão". Nunca parei de arrancar os fios, mas estava bem mais moderado. Eu fazia terapia e a psicóloga me ajudava.

Quando engravidei, meu cabelo ficou "uó do borogodó". Resolveu ondular, ficar cheio, oleoso (muito oleoso), enfim, um desastre. Mas fui levando. O problema voltou com tudo (e mais um pouco) quando comecei a amamentar. Meu cabelo caiu por terra e mais uma vez, a compulsão excessiva me dominou. Eu arrancava muito o cabelo, principalmente durante a licença. Ficar no ócio piorava muito a situação.
Amamentei até quase 11 meses e mesmo tendo voltado a trabalhar, a compulsão continuou firme e forte, incontrolável!
Dia desses um amigo do meu marido falou: "Manooooo, cê ta ficando careca!".
Foi ai que eu vi o tamanho do estrago! Uma falha grotescamente grande do lado esquerdo e todo o resto está bem ralo!
Isso tudo me deu um choque de realidade. O que estou fazendo comigo? E porque? Sou um perigo pra mim mesma?
Tenho vergonha de deixar o cabelo solto, vergonha de ir até o salão cortar, vergonha por não ter controle sobre mim mesma.
Estou me sentindo tão pra baixo... =(

Agora comprei alguns produtos para tentar melhorar e estou tentando me controlar ao máximo para deixar as mãos longe dos fios.

Alguém ja passou (ou passa) por isso?

Desculpem o desabafo, mas é só aqui que consigo me "abrir".


E ah, a votação no meu pequeno continua. Ajudem, por favor!
É só clicar no link, curtir a pagina da loja e votar no Patrick.
Ele precisa ficar entre os 12 primeiros. Preciso MUITO da ajuda de vocês!
Link para voto: http://apps.agorapulse.com/mobile/contest/36844/entry/613337

10 comentários:

  1. Nossa amiga complicado em!!
    Vc não pensa em fazer algum acompanhamento com profissional pra ajudar você a controlar essa compulsão?
    Espero que vc melhore lindona!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Drika, queria conversar com vc sobre isso amiga!
    Me passa seu email ou me add no whats, se vc tiver, (41-8781-7578)
    o meu email é prigluck@hotmail.com

    beeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prii, vou te mandar e-mail, pq meu zap zap não funciona com o 3G lixo da vivo! kkk

      Excluir
  3. Poxa que chato, sinto muito pelo seu "problema" mas não se preocupe, agora que comprou os produtos você vai conseguir superar sua compulsão e seu cabelo vai crescer, tenha fé.
    Bjuss
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo apoio meninas!!! =)
    Eu vou conseguir, se DEUS quiser!

    ResponderExcluir
  5. Olá Drika, eu tenho casos na família, minha mãe é de uma família de 11 irmãos e muitas das minhas tias tinham estes costumes, as reconhecíamos na rua devido a estarei com os braços levantados e mãos no cabelos, principalmente na década de 80 para 90 quando a moda era o cabelo joãozinho, ficava um verdadeiro buraco no centro da cabeça delas e não pode menos minha mãe tinha o mesmo costume, mas isto a mim tem uma explicação sou de uma família de pessoas muito nervosas e ansiosas era uma válvula de escape, hoje com os cabelos longos e talvez a vida mais revolvida, já que elas estão na casa dos 40, 50 e 60 não as vejo mais com este habito. Masa ainda assim temos casos na família uma prima e minha irmã, ambas fazem devido ansiedade e nervosismo, minha prima apresenta traços de depressão, que controlo por um tempo com remédios e hoje esta mais controla, porém mesmo tento cabelos longos e lisissimos mantem este habito em momentos de crise arranca muitos fios e minha irmã, mantem o habito desde a adolescência e hoje aos 31 anos tem no ato de arrancar os cabelos e roer as unhas uma válvula de espace onde desconta seus problemas, a exemplo quando minha sobrinha adoece, por minha sobrinha ser portadora do lúpus, o casamento que não ia bem, a falta de dinheiro, enfim inúmeros conflitos que não consegue controlar . Nunca procuramos tratamentos, mas sabemos que é um desequilíbrio, pelo menos na minha família as pessoas que mais apresentam são aquelas que possuem mais conflitos e traumas. Procure um auxilio e tente extravagar o que lhe incomoda dando foco a outras atividades, tempo ocioso, falta de atividade compromete ainda mais. Beijos no coração...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi NI!
      Obrigada pelo relato, viu?!
      Realmente a tricotilomania pode ser "de familia", mas como sou filha adotiva, não sei nada da minha familia biológica.
      Eu sou muito ansiosa e é geralmente qdo estou ansiosa, triste.. que eu me descontrolo.
      Agora eu estou tentando me conter ao maximo, estou fazendo uma espécie de inversão de habitos. Se Deus quiser, vou conseguir!

      Obrigada!!!!

      Excluir
  6. ois drica. eu não arranco os cabelos, porém como as unhas. eu acho que é super válido vc ir em busca de um acompanhamento, e usar todos esses produtos pra que seu cabelo cressa normalmente! que Deus te ajude! força!

    ResponderExcluir
  7. Força tu vais vencer!!!! Se queremos livrar-mo-nos deste TORMENTO temos de contrariar os nossos hábitos... Assim que a mão sobe, STOP!!!!!!!!!!! pensa nos prós e contras do ato que estás prestes a praticar e iniciar.............. Assim que a mão sobe, STOP!!!!!!!!!!! volta para baixo... muda o pensamento ou faz outra coisa ou ocupa as mãos!!

    Por favor coloca aqui o teu mail para falarmos por mail....

    Beijos e MUITA FORÇA!!!! ESTOU CONTIGO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu e-mail é drikanolli@yahoo.com.br
      Obrigada pela ajuda!
      Bjooo

      Excluir